sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Grade Palatina.


Grades palatinas – podem ser fixas ou removíveis. São indicadas para os casos de mordidas abertas anteriores, onde os dentes superiores na região anterior não tem contato com os dentes inferiores. Na maioria das vezes há a presença de um hábito nocivo associado, tal como sucção de dedo, chupeta ou interposição de língua durante o repouso, fala ou deglutição. Cabe ao ortodontista fazer o diagnóstico e sugerir alternativas de tratamento, que podem incluir a grade ou algum outro dispositivo ortodôntico. Também pode ser necessária a participação de outros profissionais no tratamento, como psicólogos, fonoaudiólogos, alergistas ou otorrinos.
As grades são facilmente aceitas pelos pacientes mais novos, porém levam a alterações na fala e em alguns casos dificultam um pouco na alimentação. Devem ser usadas por um período mínimo de seis meses, idealmente um ano. No caso de interposições linguais indevidas, as grades não atuam como reeducadoras, mas apenas como um bloqueio mecânico que obstrui a passagem da língua. Existem outros dispositivos que se propõem a reeducar a postura de língua.
A escolha entre uma grade fixa (que não depende da colaboração do paciente) ou uma removível (que depende da colaboração do paciente) fica a critério do profissional e dos pais da criança.