sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Grade Palatina.


Grades palatinas – podem ser fixas ou removíveis. São indicadas para os casos de mordidas abertas anteriores, onde os dentes superiores na região anterior não tem contato com os dentes inferiores. Na maioria das vezes há a presença de um hábito nocivo associado, tal como sucção de dedo, chupeta ou interposição de língua durante o repouso, fala ou deglutição. Cabe ao ortodontista fazer o diagnóstico e sugerir alternativas de tratamento, que podem incluir a grade ou algum outro dispositivo ortodôntico. Também pode ser necessária a participação de outros profissionais no tratamento, como psicólogos, fonoaudiólogos, alergistas ou otorrinos.
As grades são facilmente aceitas pelos pacientes mais novos, porém levam a alterações na fala e em alguns casos dificultam um pouco na alimentação. Devem ser usadas por um período mínimo de seis meses, idealmente um ano. No caso de interposições linguais indevidas, as grades não atuam como reeducadoras, mas apenas como um bloqueio mecânico que obstrui a passagem da língua. Existem outros dispositivos que se propõem a reeducar a postura de língua.
A escolha entre uma grade fixa (que não depende da colaboração do paciente) ou uma removível (que depende da colaboração do paciente) fica a critério do profissional e dos pais da criança.


segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Aparelho de Herbst.



Em 1905, Emil Herbst  idealizou um aparelho fixo para fazer avançar a mandíbula por meio de um sistema telescópico e corrigir a Classe II, sem a necessidade da colaboração direta do paciente na sua utilização.
Por que utilizar o aparelho de Herbst?
 Vários são os motivos que levam o aparelho de Herbst a ter uma grande aceitação no tratamento da Classe II. 
Provavelmente, o mais importante é a eficiência na correção, pois, mesmo em pacientes não cooperadores, num período de 12 meses a má oclusão é corrigida e, de preferência, sobrecorrigida. Essa correção acontece independentemente da fase de crescimento pubescente que o paciente se encontra e também do seu potencial de crescimento, pois, caso ele não apresente uma boa resposta esquelética no avanço mandibular, as alterações dentoalveolares que acompanham o tratamento se encarregarão da correção. É importante ressaltar que a protrusão dos incisivos inferiores, que ocorre durante o tratamento, muitas vezes não é desejável; entretanto, ela pode ser minimizada ou, então, revertida na fase seguinte de utilização do aparelho fixo.

Fonte:http://www.dentalpress.com.br/cms/wp-content/uploads/2008/10/dica_clinica_diagr_alexandre_moro01-ok.pdf


sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Estudando os ossos do Crânio e face...


Frankel classe II.

Peparação dos fios para acrilização.


Aparelho Regulador Funcional de Fränkel atua posicionando a mandíbula mais anteriormente e restringe o crescimento maxilar para anterior, proporcionando normalidade funcional do sistema estomatognático e correção da discrepância basal anteroposterior.

Aparelho Progênico.

                                                                        Arco de Eschler
                                                                      batente oclusal.

Aparelhos de expansão com arco de hawley.(batente anterior/molas)


                                                               
                                                                          Com Molas



Klammt Modificado.





Placa Lábio Ativa(PLA) ou Lip Bumper.

Utilizado para correção de apinhamento dos dentes inferiores / anteriores e correção de posição de lábio.



quinta-feira, 19 de maio de 2016

segunda-feira, 28 de março de 2016

Mordida Construtiva.

Vídeo esclarecedor,me ajudou bastante!


Transferência de Bandas

Achei este vídeo super Legal !
A transferência utilizando os ganchos soldados nas bandas é mais funcional que o uso do fio ortodôntico.
Esse canal da Ortholabor  no YouTube é especial!